24 de dezembro de 2011

PARQUINHOS CHILENOS: RESPEITO AO DIREITO DE BRINCAR

Há um tempo estou colecionando fotos dos parquinhos infantis chilenos para fazer um post, mas os assuntos são tantos que estavam se atropelando e não conseguia espaço.



Até que, navegando pela blogosfera materna, cheguei ao  Minha Mãe que Disse e adorei ver este tema abordado no Fórum de discussões Sanguenozóio (amei este nome!) – veja a rica discussão aqui.


Bom, escrevi o texto a seguir, que foi publicado no MMqD no dia 22/12 e, agora, divido com vocês no blog após alguns ajustes:




Como já notaram, estamos aproveitando ao máximo nosso maravilhoso ano chileno, conhecendo o país de norte a sul.  Por onde andamos, sempre encontramos parquinhos muito bacanas e super bem cuidados.

Modernidade e linda paisagem nas brincadeiras em Viña del Mar

Isto ajuda muito pais turistas, pois sempre é uma paradinha estratégica no meio dos passeios. Para os moradores, nem se fala: diversão garantida, segura e grátis!

Moramos em Viña del Mar, cuja orla já é um assombro! Falei dela no post  VIÑA DEL MAR: ORLA QUE É PURA DIVERSÃO. Se existisse qualquer coisa parecida no Rio, seríamos imensamente felizes: lindos parquinhos coloridos, um atrás do outro.

Diversão na orla de Viña


Além disto, tem toda a parte esportiva: ciclovia, pista para corrida e aparelhos para exercícios. Tudo muitíssimo bem cuidado - sempre vejo fiscais passando e, se algo quebra, é rapidamente consertado. Como se não bastasse, o pano de fundo é o Oceano Pacífico e os lindos jardins da cidade.

Visão aérea de um dos parquinhos e ciclovia da orla


Mais parquinho em Viña


Extensão da orla, recém inaugurada: ultra moderna!

Brinquedos muito diferentes no novo parquinho da orla












Nos finais de semana e no verão, a orla ganha ainda mais vida, com brinquedos infláveis, camas elásticas (ambos pagos), teatros de marionete de rua.
Teatro de marionetes


Vamos com bastante frequência a Santiago, onde o cenário se repete: você sempre encontra um parquinho, capaz de salvar o programa em família, uns mais simples, outros ultra modernos, dependendo do bairro, e todos cumprem muitíssimo bem seu papel de diversão.  Os mais novos têm cara super high tech e piso emborrachado. Demais!

O moderno Parque Bicentenário, em Las Condes, Santiago

Plaza Perú, em Las Condes, Santiago



Plaza Colombia, em Viña



Agora, uma coisa que nunca tinha visto e que muito me impressionou foi um parquinho para crianças com deficiência no novíssimo Parque Bicentenário, no bairro de Vitacura, também em Santiago. 



Oferecer algo deste nível é um detalhe que transmite muito respeito do poder público a seus cidadãos e a suas crianças, os cidadãos do futuro.

Também não conheci antes nenhum lugar que tivesse mini parquinhos dentro do aeroporto. O Aeroporto Arturo Benítez, em Santiago, tem!!!  Nas áreas de embarque e também externa. Um sossego e tanto para distrair as crianças nas longas esperas que, muitas vezes, enfrentamos em aeroportos.

Brinquedos no aeroporto




Você percebe que este cuidado com a criança é cultural quando o cenário se repete de Norte a Sul do País, chegando até à longínqua Ilha de Páscoa, no meio do nada. Detalhe: cada parquinho tem a cara do seu lugar!

Ilha de Páscoa



Cidadezinha de Pisco Elqui, no norte chileno



Frutillar, no sul, com lago e vulcão Osorno ao fundo


É isto! Fica registrado e bem que poderia servir de modelo para nossas autoridades brasileñas.

3 comentários:

  1. Ola gostamos muito do que encontramos aqui no teu blog, tanto que estamos querendo passar o carnaval com nossos filhos ai no Chile,achas que é uma boa epoca? meu filho menor tem 1,6 meses consigo encontrar alimento pra ele? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vicente,

    Obrigada!
    Bom, neste período de férias, não tem muito jeito: fica bem cheio! Pelo que notei hj na rua os brasileños já começaram a invasão!
    Mas, como os santiaguinos saem da cidade, deve dar uma contrabalançada. Estejam preparados para o calor em Santiago. É só programar passeios em lugares abrigados na hora do sol forte e ter água e proteção solar sempre!

    Qto à comida, é super tranquilo. Vc encontra nos supermercados as mesmas marcas que temosno Brasil e, no geral, vc sempre encontra opções nos restaurantes para os maiores.

    Para hospedagem, dá uma olhadano flat La Sebastiana, que fica em Las Condes, próximo a metrò, restaurantes. O apto é espaçoso, tem microondas para preparar algo para o pequeno, café da manhã e estacionamentoincluss na diária. Testei alguns hotéis por lá e agora ficamos sempre nesse- reservo pelo booking.

    Precisando de qualquer ajuda, mande seu email e trocamos figurinhas.

    Cinthia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, mudamos a data da viagem para 28/04 a 04/05, assim , devido ao feriado do dia 01/05 minha filha perde menos aula.Mas as duvidas continuam, o clima neste época? tu conheces o Premium Tours & Lodging Lyon‎?Mais uma vez te agradeço. Se precisar de algo, nosso email é vfasjunior@gmail.com

      Excluir

Deixe seu comentário! Adoramos conhecer suas aventuras e perguntas também!