26 de dezembro de 2011

O BOM E VELHO BALANÇO DE FIM DE ANO



É... Também fiz o meu!

E foi publicado na semana passada em um blog super bacana chamado Motherlovedatabase.
Para dar uma espiada no texto, que tem como foco meu lado mãe e a experiência única que tem sido este ano chileno para nossa família, clique aqui.

No mais, só posso agradecer a Deus por este 2011 incrível, cheio de transformações e grandes aprendizados.

Logo estaremos de volta à nossa “nova velha vida” no Brasil, renovados, e com muita vontade de fazer tudo diferente!

Cenas dos próximos capítulos a serem escritos em 2012...

Já temos um lindo começo com a chegada deste anjo, chamado Antonio!


Bem vindo, Antonio!!!
Meu sobrinho querido, que acaba de nascer em São Paulo (esta é a parte não tão boa de estar longe...)


Obrigada pela leitura e um grande ano para todos!!!

24 de dezembro de 2011

PARQUINHOS CHILENOS: RESPEITO AO DIREITO DE BRINCAR

Há um tempo estou colecionando fotos dos parquinhos infantis chilenos para fazer um post, mas os assuntos são tantos que estavam se atropelando e não conseguia espaço.



Até que, navegando pela blogosfera materna, cheguei ao  Minha Mãe que Disse e adorei ver este tema abordado no Fórum de discussões Sanguenozóio (amei este nome!) – veja a rica discussão aqui.


Bom, escrevi o texto a seguir, que foi publicado no MMqD no dia 22/12 e, agora, divido com vocês no blog após alguns ajustes:




Como já notaram, estamos aproveitando ao máximo nosso maravilhoso ano chileno, conhecendo o país de norte a sul.  Por onde andamos, sempre encontramos parquinhos muito bacanas e super bem cuidados.

Modernidade e linda paisagem nas brincadeiras em Viña del Mar

Isto ajuda muito pais turistas, pois sempre é uma paradinha estratégica no meio dos passeios. Para os moradores, nem se fala: diversão garantida, segura e grátis!

Moramos em Viña del Mar, cuja orla já é um assombro! Falei dela no post  VIÑA DEL MAR: ORLA QUE É PURA DIVERSÃO. Se existisse qualquer coisa parecida no Rio, seríamos imensamente felizes: lindos parquinhos coloridos, um atrás do outro.

Diversão na orla de Viña


Além disto, tem toda a parte esportiva: ciclovia, pista para corrida e aparelhos para exercícios. Tudo muitíssimo bem cuidado - sempre vejo fiscais passando e, se algo quebra, é rapidamente consertado. Como se não bastasse, o pano de fundo é o Oceano Pacífico e os lindos jardins da cidade.

Visão aérea de um dos parquinhos e ciclovia da orla


Mais parquinho em Viña


Extensão da orla, recém inaugurada: ultra moderna!

Brinquedos muito diferentes no novo parquinho da orla












Nos finais de semana e no verão, a orla ganha ainda mais vida, com brinquedos infláveis, camas elásticas (ambos pagos), teatros de marionete de rua.
Teatro de marionetes


Vamos com bastante frequência a Santiago, onde o cenário se repete: você sempre encontra um parquinho, capaz de salvar o programa em família, uns mais simples, outros ultra modernos, dependendo do bairro, e todos cumprem muitíssimo bem seu papel de diversão.  Os mais novos têm cara super high tech e piso emborrachado. Demais!

O moderno Parque Bicentenário, em Las Condes, Santiago

Plaza Perú, em Las Condes, Santiago



Plaza Colombia, em Viña



Agora, uma coisa que nunca tinha visto e que muito me impressionou foi um parquinho para crianças com deficiência no novíssimo Parque Bicentenário, no bairro de Vitacura, também em Santiago. 



Oferecer algo deste nível é um detalhe que transmite muito respeito do poder público a seus cidadãos e a suas crianças, os cidadãos do futuro.

Também não conheci antes nenhum lugar que tivesse mini parquinhos dentro do aeroporto. O Aeroporto Arturo Benítez, em Santiago, tem!!!  Nas áreas de embarque e também externa. Um sossego e tanto para distrair as crianças nas longas esperas que, muitas vezes, enfrentamos em aeroportos.

Brinquedos no aeroporto




Você percebe que este cuidado com a criança é cultural quando o cenário se repete de Norte a Sul do País, chegando até à longínqua Ilha de Páscoa, no meio do nada. Detalhe: cada parquinho tem a cara do seu lugar!

Ilha de Páscoa



Cidadezinha de Pisco Elqui, no norte chileno



Frutillar, no sul, com lago e vulcão Osorno ao fundo


É isto! Fica registrado e bem que poderia servir de modelo para nossas autoridades brasileñas.

22 de dezembro de 2011

¡FELIZ NAVIDAD!

E lá se vai 2011...

Cheguei aqui no Chile para ficar um ano, que parecia uma eternidade, e já voou... Final de janeiro, estaremos de volta ao nosso  "lar doce lar" brasileño!

Mas este país é tão incrível que continuo cheia de assuntos e dicas de passeios para dividir com todos, assim, o blog vai seguindo.

E esta data especial, que é o Natal, também ressalta algumas particularidades culturais, que acho interessante mostrar.
Árvores de Natal lindas feitas por diversos estabelecimentos da cidade
na praça principal de Puerto Varas, no sul
Sofia adorou esta das mãozinhas!




Bom, de cara, o que mais me chama a atenção é que eles usam termos da “páscoa” para se referir ao Natal, que, é chamado de PASCUA ou NAVIDAD.  Alguns exemplos:

VIEJITO PASCUERO é o Papai Noel (na Argentina, é Papá Noel)
ÁRBOL DE PASCUA é a Árvore de Natal

PAN PASCUERO é um tipo de panetone (meio seco...)
VILLANCICOS são as músicas de Natal

TARJETAS NAVIDEÑAS são os cartões





Não entendo bem, pois a Páscoa também é PASCUA... Já outros termos são mais parecidos:

PESEBRE                     Presépio

MISA DE GALLO         Missa do Galo

RENOS                         Renas do Papai Noel

NOCHE BUENA           Modo de se referir à noite de Natal (achei fofo!)


A Noche Buena, no geral, é a mesma coisa: famílias reunidas para comer peru, frutas secas, além dos pratos típicos chilenos de sempre. 
Descobri também uma bebida de festas, a Cola de Mono ou rabo de macaco (!), à base de pisco, leite, café, canela e açúcar (lembra um Bailey’s).

Alguns não fazem ceia, mas tomam um chocolate com o pan pascuero enquanto aguardam o Viejito. Nos dois casos, terminada a comida, à meia-noite, é feita a troca de presentes.  Algumas famílias contratam Papai Noel ou alguém se fantasia para entregar os presentes às crianças.

As crianças também escrevem cartinhas para o Viejito Pascuero, que só vai trazer presente para quem se comportar bem: mãe é igual em todo lugar...

"Viejito Pascuero, acuerdate de mi,
Me porto bien en la casa
Y también en el jardín"
Sofia escrevendo sua cartinha para o Papai Noel

Comercialmente, o Natal é muito agressivo em promoções: sempre surgem ofertas relâmpagos do tipo “30% de desconto em todos os brinquedos este fim de semana”.  Dancei! Não sabia disto e tinha comprado brinquedos um dia antes... Agora vou aguardar as liquidações depois do Natal, que me disseram ser ótimas.

Este ritmo de mais agressividade  comercial é parte do modelo das lojas de departamentos, que dão o tom do mercado por aqui.

No geral, os chilenos são muito católicos e praticantes.  Não se esquecem do propósito do Natal de celebrar o nascimento de Cristo, muitos vão à Missa do Galo na noite de 24 de dezembro.

As casas que frequentamos por aqui estão completamente decoradas com motivos natalinos e lindos presépios.

E tudo começou bem cedo: as grandes lojas de departamentos começaram a vender enfeites em outubro!!! Tão cedo que, no final de novembro, já estava tudo com desconto!


Sofia e os lindos enfeites da loja de departamentos Ripley


Árbol de Páscua
Shopping Boulevard Arauco em Viña del Mar

Como essas lojas são grandes e têm uma variedade enorme, confesso que fica tentador até para quem, como eu, não costuma fazer grandes coisas de decoração.

Mas resisti bem... Minha única extravagância foi uma mini árvore de Natal rosa!!!

Mãe de menina fica assim mesmo, não me segurei, pois sabia que Sofia ficaria louca com ela!

Sofia e a árvore rosa!

 Nas escolas, rola como no Brasil: festinha com apresentações das crianças.



E meu bebê se "formou" no Jardim aqui no Chile. Orgulho!


Ainda tivemos um encontro super legal, promovido pela escola, no Jardim Botânico de Viña.
Manhã deliciosa com as amigas e o Viejito Pascuero no Jardim Botânico de Viña del Mar


Do lado social, jantares e asados (churrascos) mil! A diferença é que os asados costumam ser à noite, quando é mais fresco (faz todo o sentido, deveríamos adotar!) e com vinho em vez de cerveja (também amo!).

O Ano Novo ou Año Nuevo também tem uma série de superstições, diferentes das nossas. Encontrei uma em comum que é comer lentilha para trazer sorte.  Outra que achei engraçada: dar a volta no quarteirão com uma maleta para viajar bastante durante o ano, essa eu gostei!
Não tem uma cor específica para vestir na noite, mas têm aquelas coisas tipo o “amarelo dá dinheiro” e por aí segue...

Estamos esperando ansiosos pela famosa queima de fogos de Valparaíso, pois vai dar para assistir de camarote aqui da varanda. Como nunca tive coragem de ir a Copacabana, estou amando! Depois, conto como foi, pois está me parecendo uma boa dica para o Reveillón.

Esta semana, a família está chegando para passar as festas conosco e conhecer o Chile.

O primo Rafael que se prepare: Sofia tem uma lista enorme de lugares para levá-lo, que inclui até as casas de Pablo Neruda...  Aliás, Rafael foi muito esperto: pediu para a mãe desenhar o mapa do Chile na sua cartinha para que o Papai Noel saiba onde ele está!

Logo, estarei de volta com mais novidades!

¡FELIZ NAVIDAD A TODOS!

18 de dezembro de 2011

MEUS #7 LINKS, UMA BREVE RETROSPECTIVA

E eis que fui convidada por Sut-Mie Guibert, do Viajando com Pimpolhos, e Pati Papp, do Coisas de Mãe, dois blogs que eu amo, para participar desta blogagem coletiva super legal que está rolando, iniciada pelo Aprendiz de Viajante. Uma honra!


Funciona assim: você escolhe sete posts seus de acordo com sete critérios e depois indica outros sete blogs para participar.


O Chile para Crianças ainda é um bebê, comecei em setembro deste ano, mas convite destas duas, não dá para recusar! Então me esforcei para fazer esta breve retrospectiva. Espero que gostem, meninas!


1. POST MAIS BONITO

A série sobre a ILHA DE PÁSCOA. Amei, amei, amei este lugar!
O primeiro dos posts dá uma boa visão do que esperar por lá: ILHA DE PÁSCOA, TEM QUE IR

Voltei louca para contar tudo o que aprendi e dividir nossas dicas e lindas fotos.
Uma viagem que me surpreendeu por ter se mostrado um programa sensacional para toda a família: com direito a muita “exploração aventureira” para os pequenos. Lindas paisagens, cultura riquíssima!




2.  POST MAIS POPULAR
      O primeiro sobre o DESERTO DO ATACAMA é o mais visitado e comentado até hoje:
       SAN PEDRO DE ATACAMA, UM ESPETACULAR COMEÇO!

       Acho que por ser um destino em que não se pensa em levar crianças, deve gerar curiosidade.       
       Lição aprendida: qualquer destino vale com os pequenos! A família é quem faz a viagem.




3.      POST QUE GEROU MAIS DISCUSSÃO/CONTROVÉRSIA

Ainda não cheguei neste ponto... Mas para listar os meus sete, vou mencionar um em que fiquei muitíssimo brava com um restaurante em Santiago chamado CASA LASTARRIA. Já que reclamar lá não adiantou, voltei louca para dividir a má experiência neste lugar. Escrevi com raiva o post: CRIANÇA NÃO É BEM-VINDA e também fui para o TRIPADVISOR.


4.      POST QUE AJUDOU/AJUDA MAIS GENTE
       Pelo comentários, suponho que seja este:  VIÑA DEL MAR, ORLA QUE É PURA DIVERSÃO

Acho que as pessoas se interessaram porque Viña del Mar fica pertinho de Santiago e, normalmente, fazem no máximo um “bate e volta”, com uma visão bem superficial da cidade. Aqui, desvendei um pouco o fantástico lado criança da cidade, que deve ter surpreendido.

Também espero que o super detalhado que fiz sobre a Ilha de Páscoa na semana passada ajude muitas famílias. 
Novo parquinho, ultra moderno, na orla de Viña


5.     POST CUJO SUCESSO TE SURPREENDEU

Este post é o #7 em acessos até hoje: FANTASILANDIA, O MAIOR PARQUE DE DIVERSÕES DE SANTIAGO.
 Para mim, é um passeio um pouco “sem personalidade”, pois um parque como este poderia estar em qualquer lugar do mundo. Sinceramente, só fui porque moro aqui e estamos procurando coisas para fazer o tempo todo.

Por outro lado, é diversão garantida para os pequenos: Sofia se acabou! Acho que os leitores também viram por este lado e ficaram felizes de encontrar este programa na cidade; a maioria não conhecia.



6.      POST QUE NÃO RECEBEU A ATENÇÃO QUE DEVERIA
       CASAS DE PABLO NERUDA + DICAS DE RESTAURANTES = PROGRAMÃO!

Simplesmente fiquei apaixonada pelo universo do poeta Pablo Neruda aqui no Chile!
As três casas deles são sensacionais porque cada canto reflete alguma coisa da sua personalidade excêntrica. Provou ser um programa legal também para as crianças por conta disto. Mas tenho uma percepção ainda superficial de que os programas culturais não chamam tanto a atenção de quem viaja com crianças. Não podemos subestimar os pequenos...




7.      POST QUE VOCÊ TEM MAIS ORGULHO

Tenho muito orgulho do blog em si. Gostaria de, através dele, ajudar brasileiros que venham visitar o Chile a não ficar só no circuito básico de Santiago. O Chile é lindo, tem muito mais a oferecer e é tão pertinho que vale muitas viagens!

O post que me deu mais orgulho foi o da VINÍCOLA KIDS’ FRIENDLY, por exercitar meu “poder investigativo” de blogueira novata.
 Fiquei feliz por ter descoberto um passeio tipicamente "adulto", que pode ser bacana para as crianças também. Todos querem visitar vinícolas quando vêm ao Chile e os pobres pequenos ficam lá, de lado, achando tudo muito chato. Na Casas Del Bosque e em seu maravilhoso restaurante Tanino, eles se integram ao nosso programa também.
Para completar, este post foi parar em outro blog que admiro demais, o DESTEMPERADINHOS- veja aqui.


Bom, muito bom ter participado e vou estender a brincadeira para os blogs maternos (adoro!), que sempre têm um pezinho em viagens:



14 de dezembro de 2011

ONDE FICAR, ONDE COMER, COMPRAS E...LA CUENTA

Depois da minha série de posts deslumbrados sobre a Ilha de Páscoa, vou fechar com a parte prática para quando puderem ir.   SIM porque tem que ir um dia na vida!

Moai desenhado pela Sofia


QUANDO IR
Competição de crianças rapa nui

No verão, a ilha enche! Antecipação é essencial para garantir bons preços, especialmente nas passagens.

FEVEREIRO é mês da festa TAPATI, quando são recriadas várias competições ancestrais.

Culturalmente, é o mês mais rico para estar na Ilha. Só que ouvi que há reservas sendo feitas com um ano de antecedência...

Pelo que vimos dos rituais locais, deve ser uma festa linda! 

Em 2012, a festa vai de 4 a 17/02.

Falando do tempo, há chuvas durante todo o ano (passam rápido!), sendo maio o mês mais chuvoso e setembro, o mais seco. Temperatura média anual 21°C, chegando a 15°C no inverno e máxima de 28°C no verão.

Viajamos em novembro e estava bem tranquilo, pouca gente. Só que o vento frio constante não deixou pegar uma praia - nós, brasileiros, porque os gringos europeus estavam se esbaldando...



ONDE FICAR

Sempre tenho acertado consultando o TRIPADVISOR e não foi diferente tanto para pousada, como para restaurantes. Veja as críticas de hotéis aqui.

Ficamos na TEA NUI, uma pousada simples, confortável e bem localizada no centro Hanga Roa. Era a número 1 no TRIPDVISOR e recomendo muito!

Café da manhã honesto, servido na varanda do quarto. Não tem TV (não precisa!), tem frigobar, a internet wi fi funciona super bem e eles oferecem aluguel de carro.

 A hospedagem inclui traslado para o aeroporto, onde fomos recebidos com lindos colares de flores e um pequeno city tour.

E de conchas na despedida, mimos da pousada
Colar de flores na chegada











Café-da-manhã na pousada TEA NUI

O ótimo Guia Fernando, que nos levou para os passeios, foi indicação da pousada. Conversando com o pessoal, tivemos boas dicas do que estava rolando na cidade: vale o papo para não perder nada!

A única coisa que me incomodou foram os galos e galinhas das redondezas: na primeira noite, eles “invadiram” meu sonho e acordei me sentindo em um galinheiro...
Mas isto não tem muito jeito, pois a criação de galinhas é forte em toda a região, hábito trazido pelos polinésios e cultivado até hoje.

As agências normalmente oferecem hotéis fora do Centro. Eu, particularmente, sempre prefiro as regiões centrais, para ter mais liberdade de caminhar pela cidade.

A Ilha conta ainda com um mega hotel da rede EXPLORA. Dizem que é fantástico sempre: serviço excepcional, todos os passeios, refeições e bebidas incluídos. Só que para terem uma ideia de preço, sairia por US$ 11mil para nossa família de três por cinco dias!  Não dá para encarar...  Sem contar que fica bem isolado de tudo: imagino que seja uma outra Ilha de Páscoa por lá!


O QUE COMER
Atum com camote no restaurante MIRO
O ATUM é a estrela da culinária local! E vale em todas as formas: empanada, ceviche, posta.  Lembrando que a empanada chilena é como um pastel nosso.

Também típico da região é o CAMOTE, batata roxa adocicada, cujo cultivo foi introduzido pelos polinésios. Cozida, chips ou como purê é uma boa companhia para o atum. Sofia aprovou!









O CEVICHE é imbatível, tem que comer!  Provei um sensacional em uma barraquinha na praia de Anakena.
Experimente o POE, um tipo de pudim feito com farinha, abóbora e banana, que também se come como acompanhamento em pratos salgados.

Nas frutas, a GOIABA impera: tem plantação por todos os lados, também trazida pelo povo polinésio. São amarelinhas, pequenas e doces. Tomei muito suco de goiaba!

Agora, a cerveja local MAHINA, esqueça!  Muito ruim! E ainda vendem em embalagem para presente...


ONDE COMER
Como falei, fui com minha listinha do TRIPADVISOR e só comemos bem, veja aqui.

Sempre conseguimos um peixe com salada ou camote frito para a Sofia. Nossas recomendações:


Balanço no restaurante HETU'U
HETU’ U – tem um balanço para criança - mãe tem faro para achar estes lugares até na Ilha de Páscoa! Peixes, camote e boas saladas.


MIRO  –boa variedade de pratos, inclusive pizza. Fica em frente ao cemitério, mas até isto na Ilha de Páscoa é fofo, cheio de flores. Linda vista!

Camarão com arroz de coco do Au Bout du Monde. Divino!








AU BOUT DU MONDE –deliciosa cozinha “belga-polinésica”, vista maravilhosa para o mar no terraço e tem um mega parquinho infantil, logo ao lado.  Fomos para o almoço, mas eles também têm shows de dança rapa nui à noite.

TE MOANA – vários pratos com toques polinésicos. Dentre as entradas, uma empanada de atum muy rica! Decoração linda!


Com criança a bordo, sempre temos que comprar um lanchinho. Para isto, há vários MERCADINHOS na rua principal, Atamu Tekena. Só que não é tão fácil encontrar marcas e sabores, portanto, se tem algo muito específico que a criança goste, melhor levar.


O QUE FAZER
Já mencionei os passeios básicos aqui no post ILHA DE PÁSCOA TEM QUE IR!

- PASSEIOS IMPRESCINDÍVEIS COM GUIA: RANO RARAKU (“fábrica de moais”) e ORONGO, seguindo esta ordem para manter a cronologia e ter um entendimento claro da história. 

- CAVERNAS e PRAIAS DE ANAKENA E OVAHE - optamos por alugar um carro na própria pousada, o que também nos permitiu a grande experiência da competição de crianças rapa nui, que contei aqui no post ILHA DE PÁSCOA: A RICA CULTURA POR TRÁS DOS MOAIS.
Sofia na caverna Ana Te Pahu
Praia Ovahe de areias rosadas















E, pelo caminho, você encontra mais moais!
Este é o único com olhos.


- SHOW DE DANÇA RAPA NUI – bem “turisticão”, mas imperdível.  Sofia apaixonou-se pela Ilha neste show! As músicas são fortes e a dança tem uma energia impressionante, há danças mais delicadas, que lembram hula hula.
Duas alternativas:










SÓ O SHOW


na rua principal Atamu Tekena (duração: uma hora)
ou 
SHOW+JANTAR+TRASLADO NO TE RA’ AI, o mais recomendado, que pode ser reservado por aqui. 

Escolhemos o primeiro para não fazer um programa tão longo com a pequena à noite.

O QUE LEVAR
A exploradora com sua capa de sereia...
CAPA DE CHUVA ou CASACO IMPERMEÁVEL COM CAPUZ.  Chuvas rápidas, os chubascos, e muuuito vento que, em novembro, vinha do sul, ou seja, da Antártica gelada!

No verão, o vento é mais quentinho, mas está lá... 

Malhas de tricô não resolvem, pois deixam o vento entrar.

PROTETOR SOLAR ACIMA DE 30, ÁGUA e CHAPÉU – SEMPRE!!!

MOCHILA COM ÁGUA, SUCOS E LANCHINHOS PARA OS PASSEIOS.



O QUE E ONDE COMPRAR
Basicamente artesanato e, no geral, é tudo meio igual: moais, bijouterias, camisetas. Claro que comprei meu moai de pedra!

Tem uma FEIRA DE ARTESANATO na rua principal (tudo acontece na Atamu Tekena), com um parquinho estratégico bem atrás para as crianças se divertirem, enquanto você faz umas comprinhas.
Praça com parquinho e, ao fundo, Feira Artesanal

Há também um MERCADO DE ARTESANATO mais para cima, mais caro.


No último minuto, encontrei uma lojinha com preços ótimos: Poio Nui Artesanía, que fica na rua Atamu Tekena s/nº Galeria Tepano.

Ainda tem um ÓLEO PARA A PELE LOCAL, que deixa as chilenas loucas! Mais detalhes, aqui neste link do blog Viste la Calle.

DICAS FINAIS

O VÔO SANTIAGO-ILHA É INTERNACIONAL: TEM QUE CHEGAR 2 HORAS ANTES!!!
Taí mais um motivo para os rapa nui não se sentirem chilenos....
Não nos avisaram sobre isto! Momentos de tensão: quase não embarquei.

COMPRAR TICKET PARA O PARQUE NACIONAL RAPA NUI NO AEROPORTO
Há um stand da CONAF, administradora dos parques chilenos, logo no desembarque. Lá, o ingresso é um pouco mais barato: US$ 50 (preço normal é US$60).  Mas tem que comprar quando chega, porque fica na área restrita, onde você não entra depois.

Importante guardar o ingresso, pois ele é solicitado tanto no passeio ao RANO RARAKU, a “fábrica” de moais, quanto a ORONGO.


CARIMBO NO PASSAPORTE
Não deixe de passar na agência dos Correios para carimbar seu passaporte com os moais. É grátis ou você pode deixar uma contribuição.  Un lindo recuerdo!











LA CUENTA!
É tudo bem caro comparado aos padrões chilenos, mas, como são poucos dias, dá para levar... E vale cada centavo!

Coloquei preços aproximados em dólar, em novembro/11:
Brinquedinho LAN para entrar no clima

SANTIAGO-ILHA – SANTIAGO                                               US$ 950
No verão, também tem vôo saindo de Lima, no Peru.



DIÁRIA CASAL                                                                           US$165
Criança até 6 anos não paga

PASSEIOS -Crianças não pagam!!!
RANO RARAKU+PRAIA ANAKENA (DIA INTEIRO)                 US$ 60

ORONGO (MEIO DIA)                                                               US$ 40
INGRESSO PARQUE                                                                 US$ 60 (ou US$ 50 no aeroporto)

SHOW DANÇA RAPA NUI                                                        US$ 20
SHOW DANÇA + JANTAR                                                         US$60

email kimimaaratour@gmail.com

RESTAURANTES
Prato principal                                                                          US$ 20

ALUGUEL CARRO                                                                      US$ 60/DIA

Tem mais dicas legais da Ilha de Páscoa no blog Pelo Mundo, da Mari Campos, acesse  aqui



Para fechar, deixo minha melhor aquisição: pintura do homem pássaro que representa a FAMÍLIA! 
Vai ganhar um lugar de destaque lá em casa,
assim como todos estes momentos ficarão na nossa memória familiar!